Setor de Passe Livre retorna com perícias presenciais e atendimento humanizado
Publicado em 10/02/2025 18:05
Após quatro anos de atendimentos online, o Setor de Passe Livre da Prefeitura de Viçosa, vinculado à Secretaria de Assistência Social, retomou as perícias presenciais para concessão do benefício. A mudança busca garantir mais eficiência na análise dos casos, reduzir a fila de espera e proporcionar um atendimento mais humanizado à população que depende do transporte gratuito.
Com o retorno do atendimento presencial, somado à ampliação de horários disponíveis para consulta, a fila de espera, que chegou a 200 pessoas, deve ser zerada em breve. As perícias, antes realizadas em apenas um dia na semana, gerando acúmulo de processos, agora ocorrem de segunda a quinta-feira, das 7h ao meio-dia, o que garante que não haja longas esperas e respeita o tempo do cidadão.
Segundo os gestores da pasta, um dos principais motivos para o retorno da perícia presencial foi o alto número de benefícios negados. Sem ter contato direto com o paciente, a avaliação real da condição do solicitante se tornava mais difícil. “A presença física do paciente é totalmente diferente. O médico pode examinar, conversar e entender a situação além do que está escrito no laudo”, explica Michelle Mello, coordenadora do setor.
A consulta é agendada pelo próprio Setor de Passe Livre, que entra em contato com os solicitantes via telefone para marcar a perícia de acordo com os horários disponíveis. No dia do atendimento, é fundamental apresentar um laudo médico completo, com exames que comprovem a condição de saúde do paciente.
Sobre o novo formato das consultas, a secretária de Assistência Social, Marise Alves Silva Pinto, reforça que “Hoje é um atendimento humanizado, com o doutor Lairton Andrade, super simpático, que gosta do que está fazendo; então agora vai ter essa agilidade, com horário marcado, e está tudo muito organizado, muito bom para a população”.
por DCM