SAAE esclarece ocorrência sobre qualidade de água nos bairros Bom Jesus e Sagrada Família
Alteração na coloração da água gerou questionamentos de consumidores
Publicado em 27/07/2020 12:21 - Atualizado em 27/07/2020 18:39
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) apresentou na tarde desta segunda-feira (27) um plano de ações de resposta às ocorrências pontuais relatadas por consumidores sobre alterações físicas na coloração da água tratada e distribuída pela Autarquia.
O plano foi apresentado pelo diretor-presidente do SAAE, Luciano Piovesan, ao Prefeito Ângelo Chequer em reunião no salão nobre da Prefeitura, que contou também com a presença da vereadora Brenda Santunioni; do diretor do Procon, Celso Alves; da superintendente de regulação do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata (CISAB), Luísa Vieira Almeida, do Diretor de Gestão Estratégica e Saneamento Ambiental, Romeu Souza da Paixão; e do representantes da empresa Analag, Luís Eduardo.
A autarquia ainda produziu uma nota direcionada à população, confira:

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, informa que está realizando por meio das mídias locais e regionais, esclarecimentos sobre ocorrências pontuais relatadas por consumidores sobre alterações físicas na coloração da água tratada e distribuída pela Autarquia.
Inicialmente cumpre destacar que o SAAE trata atualmente 450 milhões de litros de água mensalmente para o abastecimento de 23.509 ligações de água no município e mais de 33.000 economias, composta por um sistema de redes de distribuição de 272 quilômetros metros de tubulações, sendo 255 quilômetros são de PVC, 09 quilômetros de fibrocimento e 08 quilômetros de ferro fundido.
Do dia 23/07 a 24/07 o sistema de requerimentos que gera Ordens de Serviços na Autarquia recebeu dezesseis (16) reclamações de usuários dos bairros Bom Jesus e Sagrada Família que representa 0,06% do total de ligações, sendo que estes usuários consomem 487.000 litros mês em média, que representam 0,09% do total de água tratada do município.
Nos sistemas de tratamento de água realizados em todas as cidades, a presença de elementos químicos e físicos no tratamento são rotina e fazem parte do processo de tratamento. Como exemplo e especificamente sobre as alterações físicas na coloração da água tratada que ocorreram nesta semana, o fato ocorreu pela seguinte razão: o Ferro e o Manganês são elementos metálicos encontrados de forma abundante na natureza. A água superficial, ao percorrer o solo, dissolve estes elementos e, dessa forma, passam a integrar sua composição.
Nas Estações de Tratamento de Água (ETA), esses metais podem mudar de estado em um processo chamado de oxidação, e conferirem à agua uma coloração que vai do alaranjado ao marrom. Ainda que em baixas concentrações esses metais não representem riscos à saúde, mas a alteração da coloração da água causa naturalmente a repulsa do consumidor.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), atendendo às normas da legislação vigente, realiza análises laboratoriais rotineiras garantindo a qualidade e potabilidade da água distribuída à população.
Em uma ação específica visando adotar ações e instalações de equipamentos para melhorar a eficiência das manutenções e evitar carreamento de metais presentes nas redes de distribuição de água, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) vem monitorando há três meses a qualidade da água semanalmente, em relação à esses metais, em 27 pontos na rede de distribuição, além do próprio processo de tratamento nas estações.
Muito embora já se tenha obtido resultados que garantem a eficiência do tratamento, uma quantidade razoável desses metais, especialmente o Manganês, ficou acumulada na rede de distribuição ao longo dos anos. A adoção recente de um produto para a desincrustração de toda a rede de distribuição (em consonância com normas ABNT) irá garantir a sua limpeza, no entanto, o processo é bastante lento e se dará ao longo deste processo.
Desta forma, durante os reparos e manutenções de rotina na rede de distribuição, parte desse material é desprendida das paredes das tubulações e acaba chegando aos consumidores na forma de uma água escura.
O SAAE está tomando as providências necessárias junto ao setor de manutenção para sanar o problema enquanto o processo de limpeza da rede distribuição não é efetivamente concluído.
Reafirmamos que as ocorrências foram em pontos isolados e específicos no município e foram atendidas imediatamente pelos técnicos do SAAE que tomaram todas as medidas cabíveis, tais como descarga no trecho da rede, limpeza de caixa d’água quando solicitado pelo consumidor e constatada sua necessidade, coleta de amostras nestes pontos no momento da vistoria técnica para análises.
O SAAE esclarece que está tomando todas as providências cabíveis, técnicas e operacionais, e solicita à população que todas as ocorrências sejam registradas pelo telefone 3899-5600 para que as equipes técnicas possam realizar o devido monitoramento, o atendimento individualizado e pontual e as ações cabíveis a cada caso.
por SAAE