Rua de Lazer e Cidadania movimenta bairro Vau Açu
Evento aconteceu no último sábado, 3, na Rua Antônio Faustino
Publicado em 06/09/2022 15:48
O retorno das atividades do projeto municipal Rua de Lazer e Cidadania, realizado pela Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, aconteceu no último sábado, 3 de setembro. O bairro atendido na volta do programa foi o Vau Açu.
As ações aconteceram na Rua Antônio Faustino e reuniram um grande e variado público local. Crianças, jovens e adultos compareceram ao evento e se divertiram com as atividades disponíveis: cama elástica, escorregador inflável, parquinho, totó e tênis de mesa foram algumas das brincadeiras de sucesso na rua. No meio da tarde, os presentes também puderam participar de uma aula de ritmos e fazer exercícios de ginástica. Toda a programação foi acompanhada por estagiários do Departamento de Esportes e Lazer.
Simultaneamente às ações de entretenimento, foram ofertados serviços de manicure e de barbearia, em parceria com a secretaria de Assistência Social, administrada por Vera Saraiva. Profissionais formados pelos cursos municipais fizeram as unhas e cortaram os cabelos do público do Rua de Lazer e Cidadania gratuitamente. A secretaria ainda participou com um estande do Centro de Referência da Assistência Social, informando sobre os programas e procedimentos assistenciais disponíveis no município.
Também estiveram presentes no evento a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o Observatório da Casa das Mulheres, sob a coordenação de Gabrielle Wakin da Silva Almeida, oferecendo informações legais, dados, orientações e materiais impressos de apoio.
Ao pôr do sol, as crianças foram entretidas com duas histórias contadas por Maria Cortes, professora do Centro Experimental de Artes. Com narrações interativas, os pequenos ficaram entusiasmados e vidrados nos contos performáticos da artista.
O Rua de Lazer e Cidadania contou ainda com uma programação musical: os Baracks do Forró colocaram o pessoal pra dançar. E encerrando a noite, o projeto fez a exibição de dois produtos audiovisuais da Lei Aldir Blanc Viçosa: o documentário “Trilhos”, de Emanuell Carvalho, e o vídeo-dança “Tons de Azul para a História de Viçosa”, da Cia. de Dança Êxtase, ambos produzidos na cidade.
“Há muitos anos realizamos a Rua de Lazer, que foi interrompida pela pandemia. Nesse retorno, a nossa intenção é juntar toda a estrutura da Secretaria de Cultura, com atrações culturais, atividades e brincadeiras, com os diversos serviços da Administração, sempre em bairros mais distantes e carentes de atividades”, comenta Thomas Medeiros, secretário de Cultura.
Visando atingir diferentes públicos, a partir de setembro, o Rua de Lazer e Cidadania prevê a realização de uma edição do projeto por mês, cada uma em um bairro diferente de Viçosa. A data e o local de outubro serão divulgados nas próximas semanas.
por DCM