Recomendação de uso temporário da Vacina Meningocócica Conjugada C
Período para vacinação é de novembro de 2022 a fevereiro de 2023
Publicado em 07/11/2022 11:48 - Atualizado em 09/11/2022 11:36
Baseado nas baixas cobertura vacinais e no aumento do número de casos de meningite meningocócicas C, em Minas Gerais e em vários estados vizinhos, o Ministério da Saúde, através do PNI (Programa Nacional de Imunização), a Funed (Fundação Ezequiel Dias) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), está ampliando a faixa etária de administração da vacina meningocócica C em adultos de 16 a 30 anos. Caso a pessoa tenha recebido a vacina Meningocócica C ou ACWY há menos de 5 anos, será considerado vacinado, (necessário apresentação do cartão de vacinas).
VACINAÇÃO SELETIVA da população não vacinada, com avaliação do cartão de vacinas de:
- População geral de 16 a 30 anos de idade;
- Trabalhadores da saúde com comprovação funcional ativa (sem limite de idade);
- Trabalhadores da Educação do Ensino Superior e Técnico com comprovação funcional ativa (sem limite de idade)
- Estudantes Universitários com comprovação de matrícula ativa (escolas técnicas, faculdades, institutos e universidades públicas ou privadas) – sem limite de idade.
O público de faculdades e escolas técnicas (trabalhadores e alunos) pode aguardar, pois será vacinado nas próprias instituições de ensino que estão ingressados. A vacinação será em loco! O dia e horário será divulgado através dos gestores das instituições, pois será necessária a apresentação do Cartão de Vacinas, CPF ou Cartão do SUS. As Instituições são: UFV, Univiçosa, FDV, Unopar e Escola Técnica ncora.
Trabalhadores da saúde podem procurar sua UBS de referência (moradia), visto que a campanha para esse grupo já teve início há meses. Profissionais que trabalham nos hospitais São Sebastião e São João Batista já tiveram a vacinação em loco. Documentos obrigatórios: comprovação funcional ativa, Cartão de Vacinas, CPF ou Cartão do SUS.
A População geral pode procurar a UBS de origem (moradia) nos dias específicos de vacinação. Entre em contato com sua Unidade ou o Agente Comunitário de Saúde que visita sua casa para se informar do dia e horário. Documentos obrigatórios: Cartão de Vacinas, CPF ou Cartão do SUS.
A vacinação terá início a partir do dia 10 de novembro, pois o município de Viçosa receberá as vacinas no dia 9. O Setor de Imunização fará a distribuição das vacinas para todas as UBSs do Município de Viçosa.
No centro, será montada uma tenda no Calçadão Arthur Bernardes, em frente à Câmara Municipal, nos dias 11 e 12 de novembro para a vacinação da população geral. No dia 11, a vacinação será das 8h às 12h e das 14h às 16h. No dia 12, a vacinação será das 8h às 12h.
Lembrando, mais uma vez, que essa vacinação compreende o período de novembro de 2022 à fevereiro de 2023. Neste primeiro momento, a vacinação terá mais intensificação nas instituições de ensino superior e técnico devido ao período de férias que está próximo.
A Doença
A meningite meningocócica (infecção das meninges, membranas que recobrem o cérebro) está entre as doenças imunopreveníveis mais temidas. Ela é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando meningococcemia — infecção generalizada.
De 1.500 a mais de 3 mil brasileiros são acometidos todos os anos. Pessoas não vacinadas de qualquer idade são vulneráveis, mas no Brasil a Doença Meningocócica (DM) é mais frequente entre crianças com até 5 anos.
Cinco tipos (sorogrupos) de meningococo causam a maioria dos casos de DM. São eles: A, B, C, W e Y. A importância de cada um varia conforme o país ou região, e também ao longo do tempo. O sorogrupo mais frequente no Brasil é o C, razão pela qual a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação da criança pelo Programa Nacional de Imunizações - PNI. A criança recebe a vacina (Meningocócica C) no 3°, 5° e 12° mês de vida e recentemente, foi incluída na caderneta a vacinação de reforço do adolescente entre 11 e 15 anos com a vacina ACWY. Desde então o número de casos de todos os tipos de meningite caiu quase três vezes no país, e o de casos do tipo C caiu quase quatro vezes.
A vacinação é a principal forma de prevenção da doença meningocócica. As vacinas são seguras e eficazes (em média, mais de 95% dos vacinados ficam protegidos).
por DCM