Prefeitura terá sistema online para registro de demandas da população
A plataforma SEI possibilita a gestão e processamento eletrônico de documentos
Publicado em 16/01/2023 15:53 - Atualizado em 17/01/2023 11:43
A Prefeitura de Viçosa e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região firmaram um Acordo de Cooperação Técnica que vai possibilitar mais comodidade para o processo e gestão de documentos, em Viçosa.
Essa parceria tem como principal objetivo atuar na facilitação do cumprimento da meta de coleta de informações, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que permite a gestão e processamento eletrônico de documentos, expedientes e processos administrativos, sem a utilização de papel. O sistema reduz custos com impressão, tramitação e armazenamento de documentos, dá agilidade ao andamento dos processos, elimina perdas e permite o compartilhamento de informações, de forma simultânea, para diversos usuários.
O acesso poderá ser feito pela internet por meio do site da Prefeitura de Viçosa, no qual o usuário poderá encontrar o link da plataforma no rodapé da página, e o próprio sistema gerenciará o nível de acesso das unidades e usuários envolvidos.
Na manhã desta quinta-feira, 12, o procurador Geral do Município de Viçosa, Adriano de Castro Antônio; o secretário de Administração e Planejamento Estratégico, Luan Campos; a secretária de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia, Rita Rodrigues; o diretor de Tecnologia da Informação, Jefferson Carvalho; o chefe do Departamento de Desenvolvimento, Carlos Henrique Coelho Pinto Coelho e a gestora do SEI na Prefeitura, Daniela Martins Silva participaram de uma reunião na Pró-reitoria de Administração da Universidade Federal de Viçosa, onde foram recebidos pelo assessor especial da Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento, Wagner Rocha; pelo analista de Tecnologia da Informação e assessor da Pró-reitoria de Ensino, Benício Ramalho; pelo técnico de Tecnologia da Informação, Plínio Santana e pela assistente técnica e presidente da Comissão de Gestão e Acompanhamento do SEI na UFV, Ludmila Oliveira.
Durante o encontro foi discutida a formalização de uma parceria onde a Universidade vai oferecer treinamento e apoio para a implementação do SEI no município.
De acordo com o procurador municipal, os responsáveis pela ativação da plataforma passarão por um treinamento com técnicos do TRF e da UFV para aplicar, da melhor forma possível, as facilidades do SEI. “O acordo terá vigência de 60 meses e, em breve, após os treinamentos da equipe de TI, o sistema estará funcionando”, adiantou o procurador.
O secretário municipal de Administração disse que será um grande desafio compatibilizar os processos licitatórios, mas destacou que a grande vantagem da ferramenta é a integração dos sistemas. “ O sistema de gestão, por meio de um marco temporal, nos permitirá realizar a reestruturação legal dos arquivos físicos. A partir de agora, cuidaremos de todas as normas, processos eletrônicos, treinamento dos usuários, e assim, seguir os procedimentos exigidos. O sistema é bem desenvolvido mas tem que ser bem utilizado, para isso existe um conjunto de coisas para que tudo funcione bem: dados tem que ser preservados, backup dos documentos, atividades executadas em paralelo até a implantação de fato do sistema”, destaca.
Para a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, o contato com o TRF4 foi fundamental para a aquisição do sistema. “Após o envio dos documentos pela secretaria de Administração, conjuntamente, nós buscamos agilizar o processo de aquisição do SEI. Eu estava em Porto Alegre, sede do TRF4 e pude fazer esse contato direto com eles, o que agilizou todo o processo visto que cerca de 500 prefeituras estão em espera para a aquisição da ferramenta”, salienta.
O sistema SEI já é utilizado por grandes instituições públicas como diversas secretarias do Estado, Hemominas, Ministério Público, universidades, inclusive a UFV, entre outros e trará, segundo o pessoal técnico da UFV, mais agilidade, padronização, transparência e eficiência.
por DCM