Prefeitura realiza manutenção da estátua de Arthur Bernardes
A operação é uma ação do Departamento de Patrimônio Histórico em tributo ao presidente viçosense e fundador da Universidade Federal de Viçosa.
Publicado em 28/07/2021 15:17 - Atualizado em 28/07/2021 15:34
Nesta semana, a Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, finalizou o processo de manutenção da estátua de Arthur Bernardes. A operação é uma ação do Departamento de Patrimônio Histórico em tributo ao presidente viçosense e fundador da Universidade Federal de Viçosa.
Datada de 28/09/1969 e localizada na Praça Silviano Brandão, no centro da cidade, a estátua foi uma homenagem do município de Viçosa a Arthur da Silva Bernardes, grande personagem da história viçosense. A higienização mais recente da obra foi iniciada na última semana pelas mãos de Helena Fortes (restauradora e chefe do Departamento de Patrimônio Histórico) e Reinaldo Rone Oliveira Silva (assistente de restauração), e faz parte dos preparativos para a Semana Arthur Bernardes, que acontece na primeira semana de agosto.
O processo de manutenção foi dividido em etapas: a primeira consiste em uma limpeza superficial, para remover a poeira e as sujeiras mais aparentes; em seguida, foi aplicado um produto para tirar a oxidação do cobre, elemento principal da estátua; depois, foram passadas lixa e escova, e a cor original da obra foi restaurada; por último, houve a aplicação da resina de proteção, para melhor conservar a estátua. As ações tiveram início na quarta-feira passada, dia 21, e foram finalizadas na manhã de terça-feira (27). Neste fim de semana, a obra ainda será iluminada por holofotes com gelatina amarela.
Helena, restauradora há mais de 20 anos e formada pela Fundação de Arte de Ouro Preto, reforça a importância do cuidado com o patrimônio histórico e cultural: “Eu participei da montagem do Museu Arthur Bernardes e fui coordenadora por 4 anos, então tenho muito carinho e um grande respeito pela figura dele, que é uma figura ilustre e muito importante pro nosso município. É essencial que a gente esteja sempre cuidando e preservando nosso patrimônio para as gerações futuras; nossa história precisa ser preservada. Um país sem história, é um país sem memória.”
Fotos: Letícia Cozoli/PMV
por Secretaria de Cultura