PMV e UFV lançam projeto sobre acessibilidade em Viçosa
Foco é atender as necessidades das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida
Publicado em 15/06/2023 11:28
Um projeto desenvolvido pelo do Departamento de Engenharia Civil da UFV (Universidade Federal de Viçosa), coordenado pela professora Maria Cláudia Sousa Alvarenga, apresenta propostas de rotas acessíveis em Viçosa que serão projetadas considerando as necessidades e demandas das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, a fim de proporcionar melhor acessibilidade em seus deslocamentos. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de Viçosa, através da Secretaria Municipal de Fazenda, por meio do Departamento de Fiscalização e Cadastro Econômico, e com a participação do GEOPLAM (Geoprocessamento, Planejamento e Meio Ambiente do Município de Viçosa).
O lançamento oficial do projeto aconteceu na manhã desta segunda-feira, 12, no Salão Nobre Professor Arduíno Bolivar do Centro Administrativo Municipal Prefeito Antônio Chequer, quando foram apresentadas as ações que deverão ser desenvolvidas e mostrados os pontos críticos de calçadas em desníveis (pisos mal conservados, degraus), postes instalados em locais impróprios, rampas de garagens invadindo as faixas livres, e lixeiras instaladas e árvores plantadas fora da faixa de serviço.
De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), no Brasil, 23,9% da população é portadora de algum tipo de deficiência. Em Viçosa, esse percentual é de 23,7%, sendo que 5,4% são portadoras de deficiências graves. Os números apontam para uma população de 17.091 pessoas com deficiências; 3.890 com deficiências graves e 8.168 idosos. A conclusão é de que pessoas com algum tipo de deficiência ou redução de mobilidade não conseguem trafegar nas ruas da cidade com segurança e autonomia.
O projeto
O MOVA – Movimento Viçosa Acessível tem por meta capacitar profissionais da construção civil promovendo a eles o conhecimento sobre as diretrizes e práticas de acessibilidade na concepção e execução de projetos urbanísticos para o fundamental desempenho na criação de ambientes acessíveis. Através dele, deverão ser identificados os locais onde há barreiras que dificultam ou impedem o acesso de pessoas com deficiência ou de aquelas que possuem mobilidade reduzida. O projeto é vinculado ao Plano de Mobilidade Urbana do Município de Viçosa (Lei Municipal 2.823 de 2020).
O MOVA chama, ainda, a atenção para o pleno cumprimento da NBR 9050, norma reguladora criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que estabelece diretrizes de acessibilidade para edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
De acordo com a professora Maria Cláudia, aplicar o projeto de forma efetiva contribuirá para trazer qualidade de vida para todos, além de auxiliar no cumprimento de diversas legislações vigentes.
Segundo a chefe do Departamento de Fiscalização e Cadastro Econômico, Layra Santos, a Prefeitura de Viçosa, há dois anos, através da Secretaria Municipal de Fazenda, vem desenvolvendo ações voltadas para a promoção de uma melhor acessibilidade nas vias urbanas. De acordo com ela, o MOVA, desenvolvido em parceria com a UFV, vem complementar essa iniciativa, no sentido de cumprir a meta do Plano de Mobilidade Urbana de Viçosa.
Participaram da Mesa Diretora do lançamento do projeto, o prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato Cardoso; o chefe do Departamento de Engenharia Civil da UFV, Júlio César de Oliveira; o secretário municipal de Fazenda, Dionísio Márcio Irias de Souza; a chefe do Departamento Municipal de Fiscalização e Cadastro Econômico, Layra Santos; a fiscal de Obras e Postura do Município de Viçosa, Alessandra de Souza Cassemiro; e o vereador Marcos Cardoso, vice-presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal de Viçosa.

por DCM