Parque do Cristo ganha novas mudas de árvores nativas
Iniciativa do IsaViçosa contou com a presença do prefeito Raimundo Violeira
Publicado em 02/02/2024 16:30 - Atualizado em 02/02/2024 16:36
A Prefeitura de Viçosa, representada pelo prefeito Raimundo Nonato Cardoso, participou, nesta sexta-feira, 02 de fevereiro, do Mutirão de Plantio de Mudas e Sementes no Parque do Cristo, situado atrás do Centro Administrativo Municipal Prefeito Antônio Chequer.
Esta é mais uma ação realizada pelo Instituto Socioambiental de Viçosa (ISAVIÇOSA) e pelas equipes que atuam na implementação do Parque Natural Municipal do Cristo Redentor (PNMCR) e a iniciativa integra as atividades da temporada de plantio de 2024, ação importante do Programa de Recuperação Ambiental do PNMCR.
A equipe técnica do ISAVIÇOSA participa de todo o processo, que vai desde a escolha das espécies mais apropriadas para a área, até a preparação do local. Esse trabalho envolve a limpeza, roçada e retirada de todo o material acumulado no solo, além da abertura dos berços que receberão as árvores. Após o plantio, são realizadas manutenções periódicas e acompanhamento do desenvolvimento das mudas.
Entre as espécies nativas da mata atlântica selecionadas estão Jussara, Jerivá, Ingá, Jacarandá, quaresmeira, angico vermelho, bacupari, Garapa, Paineira, Pitanga, Embaúba, Araçá, aroeira, alecrim do campo, casca doce, entre outras. Ao todo foram plantadas 75 mudas e 5kg de sementes.
Na ação desta manhã, o prefeito Raimundo Nonato Cardoso marcou presença, devidamente paramentado por causa do tempo seco e calor mais intenso, e junto com os colaboradores ajudou no plantio das espécies. Junto dele estiveram os vereadores Jamille Gomes e Daniel Cabral, os representantes do Geoplan e integrantes da equipe do Parque do Cristo, além de crianças, estudantes e vizinhos do parque.
Para a gerência do Parque do Cristo, a ação se transforma em uma oportunidade muito especial de congraçamento entre as pessoas envolvidas na recuperação daquela importante área ambiental. “Trata-se de um momento ímpar de estarmos juntos da população realizando o plantio de mudas e sementes e participando das ações de implementação e restauração ecológica da Unidade de Conservação”, ressaltou o gerente do Parque, Rodrigo Almeida.
por DCM