Minas Gerais em 3º lugar no ranking de estados com maior número de MEIs formalizados
O estudo foi divulgado pelo Sebrae Minas, com base em dados do Portal do Empreendedor
Publicado em 13/02/2023 16:36
Segundo dados do Portal do Empreendedor, em 2022 o estado de Minas Gerais apresentou uma queda de 26% na variação do saldo de Microempreendedores Individuais, em relação a 2021.
Apesar dessa diferença, o número total de microempresas formalizadas aumentou 11%, colocando Minas Gerais em 3º lugar no ranking de estados com maior número de formalizados, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
Segundo a analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), Laurana Viana, um dos motivos para a diferença entre a redução no acumulado total de formalização de microempreendedores individuais no estado e a variação do saldo de 2022, se comparado a 2021, pode ter sido o aumento do percentual de Microempreendedores Individuais (MEIs) que não regularizaram seus débitos tributários com a Receita Federal e tiveram seus CNPJs excluídos do regime no final do ano passado, além da retomada de contratações após a pandemia da Covid-19.
A pesquisa mostrou que o setor de Serviços foi o que obteve a maior taxa de crescimento do saldo de MEI em 2022 e que também houve aumento de MEI por faixa etária no saldo de formalizados em relação ao ano anterior. Destacando os jovens com até 20 anos (122%), pessoas entre 61 e 70 anos (50,5%) e acima de 70 anos (62,5%).
Rita Rodrigues, secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Viçosa, explica que tem crescido constantemente o número de registros de MEI no município. “Temos diversas parcerias com o Sebrae, entre elas, o Salto Aceleradora MEI, que promoveu a capacitação e consultorias para os empreendedores participantes”, destaca.
por DCM