Imagem de Santa Rita será realocada à Avenida temporariamente
Estátua estará presente na avenida homônima para as celebrações do dia 22
Publicado em 18/05/2023 17:14 - Atualizado em 18/05/2023 18:24
A imagem de Santa Rita de Cássia, alocada à Avenida Santa Rita, no centro de Viçosa, está passando por um processo de restauração. Por contratempos administrativos, seu restauro foi interrompido, sendo necessária a mudança de restaurador. Neste sentido, a Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes da PMV iniciou o contato com a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), uma das maiores referências em restauração do país, visando formalizar um convênio com a Prefeitura de Viçosa para a retomada dos trabalhos na estátua da Santa.
Na manhã desta quinta-feira, 18, a Coordenadora do Laboratório de Conservação e Restauração da FAOP, Bianca Monticelli, e o museólogo Juliano Moreira chegaram a Viçosa para realizar uma visita técnica, com o objetivo de avaliar as condições da imagem de Santa Rita e dimensionar o trabalho a ser realizado. Na ocasião, também estiveram presentes o secretário de Governo, Reinaldo Lopes, o secretário de Cultura, Thomas Medeiros, o chefe do Dep. de Turismo, Caíque Jacob, o pintor Geraldo Barbosa e os vereadores Robson Souza, Bartomélio da Silva Martins e João Januário Ladeira, que se apresentaram para acompanhar os trabalhos e conferir o andamento da sua restauração.
O processo de restauração da estátua envolve o estudo de prospecção para a identificação das cores originais, a retirada de toda a sua pintura, a recomposição de partes da imagem deterioradas pela ação do tempo, a reconstrução de seu crucifixo e de sua coroa, a nova pintura da estátua e a aplicação de verniz para proteção contra a ação do tempo. Em paralelo, está sendo produzido um dossiê histórico e, junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), está sendo aberto o processo de tombamento da imagem de Santa Rita, o que a tornará um bem patrimoniado, garantindo sua proteção definitiva.
Considerando que não haveria tempo hábil para a conclusão da restauração da estátua antes da culminância das comemorações do Jubileu de Santa Rita de Cássia, no dia 22 de maio, e atendendo ao clamor dos fiéis que reivindicaram a sua presença para as celebrações, a Secretaria de Cultura localizou o pintor Geraldo Barbosa (Ladinho). O artista, que anualmente realiza os retoques na pintura da Santa e que já havia se oferecido como voluntário para pintar novamente a imagem, imediatamente se prontificou a finalizar a pintura para este final de semana. Com isso, a estátua será realocada ao seu lugar original para as festividades, onde aguardará pela celebração do convênio com a FAOP para ser efetivamente restaurada. As tintas utilizadas pelo Sr. Landinho foram doadas pela ABRASEL, representada pelo seu presidente Denis Francis, que ofereceu sua contribuição por respeitar e entender o valor simbólico da imagem à Avenida Santa Rita, onde acontecem eventos populares em frente a bares e restaurantes credenciados.
A Secretaria de Cultura reforça, ainda, que, desde o início do processo de restauração, todas as decisões estão sendo tomadas conjuntamente com Padre Paulo Dionê Quintão, em reuniões realizadas na Paróquia de Santa Rita de Cássia. A pasta reitera seu profundo respeito aos fiéis, à Igreja e à imagem de Santa Rita de Cássia, além de reafirmar o comprometimento da Prefeitura em realizar a restauração da imagem, de forma profissional e responsável, o que garantirá proteção e longevidade para sua exposição na Avenida Santa Rita.
por DCM