EMAD ministra capacitação no Hospital São João Batista
O objetivo foi apresentar o Protocolo de Elegibilidade do Programa Melhor em Casa
Publicado em 20/04/2023 17:37
Nesta quarta-feira, 19 de abril, membros da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Viçosa, promoveu uma capacitação para alguns servidores do Hospital São João Batista, que atuam diretamente com o acolhimento de pacientes.
O serviço de atenção domiciliar em saúde tem como motivação inicial descongestionar os hospitais e promover uma atenção mais humanizada, criando um ambiente favorável para envolver pacientes e familiares em ações de prevenção e promoção da saúde. Para isso é preciso respeitar alguns critérios de elegibilidade bem específicos para verificar se o paciente se enquadra em uma das três modalidades de atenção domiciliar estabelecidas pelo Ministério da Saúde, que são: AD1 (atenção domiciliar de baixa complexidade); AD2 (atenção domiciliar de média complexidade); e AD3 (atenção domiciliar de alta complexidade).
De acordo com o Ministério da Saúde, os critérios de elegibilidade para a atenção domiciliar devem ser divididos em dois tipos: critérios clínicos, que envolvem dados sobre a situação do paciente, os procedimentos necessários ao cuidado e a frequência de visitas necessária; e os critérios administrativos, que dizem respeito aos quesitos administrativos, operacionais e legais necessários para viabilizar o cuidado em domicílio. Isso inclui residir no município e ter à disposição um ambiente domiciliar minimamente adequado e seguro.
Respeitada a existência de critérios de elegibilidade e seguindo as regras determinadas pelo Ministério da Saúde, a assistência aos pacientes de Viçosa será, substancialmente, melhorada.
por DCM