Academia de Letras de Viçosa na Noite Mineira de Museus e Bibliotecas
A 9ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas ocorre na quinta-feira, dia 13 de fevereiro, a partir das 18 horas, na Biblioteca Municipal que fica na Praça do Rosário, prédio da antiga Prefeitura.
Publicado em 13/02/2025 09:15
A Biblioteca Municipal Dr. Mário Dutra dos Santos, em Viçosa, sedia hoje, quinta-feira, 13, às 18 horas, mais uma edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas. O evento tem como tema o "Dia da Mulher e da Menina na Ciência", celebrado no dia 11 de fevereiro.
A novidade da programação será a intervenção da Academia de Letras de Viçosa através da membra Badia Abrão El Hadj que declamará versos, de sua autoria, publicados na Coletânea dos Trovadores em 2021. Badia é também trovadora que integra a União Brasileira de Trovadores – UBT Seção Viçosa (MG).
Normalista pelo colégio Nossa Senhora do Carmo, em Viçosa-MG. No Rio de Janeiro, cursou Licenciatura em Letras na PUC. Lecionou Francês, Português e Latim em várias escolas particulares. Fundou Curso e Concursos, SOS e Aliança Francesa. Tem predileção pelas aulas particulares, para se distrair e ajudar aos que querem estudar. Uma paixão é declamar poesias e poemas, valendo-se da arte da dramaturgia que muito bem domina. Ela tomou posse na Cadeira n. 20 da Academia de Letras de Viçosa (Patrono Manoel Bandeira), em 08 de setembro de 1989, é difícil encontrar em Viçosa um profissional bem-sucedido que não tenha sido aluno de Badia ou que não a tenha ouvido declamar um belo poema ou defender um tópico da Gramática.
Ainda consta da programação a apresentação musical do violinista Jaime Melo e do flautista Jáder Moreira, exibição do curta-metragem "9 Mulheres Cientistas Brasileiras", o painel de debates "Ciência Também é Lugar de Mulher" composto pelas convidadas Ashley Kelly Martins Lelis Pinto, integrante do projeto Jovem Cientista, da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, que incentiva a participação de jovens mineiras na pesquisa científica; Maria Neusa Moretsso, ex-aluna do Cesec Altamiro Saraiva (Viçosa), que concluiu o ensino médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e iniciará, aos 67 anos, a graduação em Psicologia; e a Dra. Elizabeth Fontes, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que compartilhará sua experiência no meio acadêmico e discutirá a importância da presença feminina na ciência.
O evento tem como objetivo destacar a importância da inserção feminina no meio acadêmico e científico, promovendo reflexões e inspirando novas gerações.
por DCM