Viçosa é pioneira em Proposta curricular para a EJA
Professores e representantes da rede municipal de ensino de Ponte Nova estiveram ontem na Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes (CASB) para conhecerem um pouco mais da proposta curricular elaborada por professores da rede municipal de ensino de Viçosa para a EJA
Publicado em 02/12/2019 14:09 - Atualizado em 02/12/2019 17:54
Professores e representantes da rede municipal de ensino de Ponte Nova estiveram ontem na Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes (CASB) para conhecerem um pouco mais da proposta curricular elaborada por professores da rede municipal de ensino de Viçosa para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O documento construído pelas profisionais de Viçosa é inédito na região, pois unifica o conteúdo e metodologias de ensino às escolas do município que atendem a EJA.,
Umas das idealizadoras da proposta curricular, a professora Nívea Miranda,
falou para os profissionais sobre como a proposta foi construída e os objetivos a que ela se propõe. "Essa proposta foi construída pelos professores, pelos detentores do saber, e, por isso, tem grandes chances conquistar com êxito os seus objetivos". Ainda segundo ela a elaboração de uma proposta visa construir conteúdos mínimos e com significado à realidade da modalidade, já que difere do ensino regular.

A coordenadora de programa extra turno da secretaria municipal de educação de Ponte Nova, Priscila Guedes, afirmou que a iniciativa de Viçosa em elaborar uma Proposta Curricular para a EJA, revela o compromisso de profissionais que estão envolvidos com um trabalho sério e inovador. "Vivenciamos diariamente uma Educação que precisa elevar a autoestima e dialogar com uma juventude que vive em conflito com a escola tradicional. Trabalhamos com sonhos e pessoas que querem ter uma segunda oportunidade nos estudos, por diversos motivos".
A proposta curricular, com mais de duzentas páginas, foi construída com a contribuição dos profissionais que atuam nessa modalidade, buscando atenuar a evasão escolar e aproximar os alunos da EJA em seus diferentes percursos formativos. Segundo o documento as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos estabelecem que a preparação do educador dessa modalidade deve inserir, além das exigências formativas para todo e qualquer professor, aquelas relativas também à complexidade diferencial dessa modalidade.
por DCM