Viçosa recebe novos investimentos em iluminação pública

Quarta etapa do Programa “Ilumina Viçosa” vai direcionar R$1,106 milhão para comunidades da área urbana e zona rural do município.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população e promover mais segurança no dia a dia, a Prefeitura Municipal de Viçosa lançou em 2016 o Programa “Ilumina Viçosa” programa este que faz parte da ” Agenda Positiva”,lançada pela Prefeitura de Viçosa. A quarta etapa do programa consiste na expansão, modificação e melhorias de iluminação pública urbana,na expansão do atendimento de eletrificação rural e modernização do sistema de iluminação pública. Na quarta-feira (8/11), o prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, anunciou mais esse investimento, no valor de R$ 1,1 milhão que serão destinados a iluminação em 39 localidades diferentes na área urbana e rural do município.

Durante o evento, realizado no Salão Nobre do Centro Administrativo, estiveram presentes vereadores, lideranças e representantes dos moradores de todas as ruas, bairros e localidades rurais que já receberam os serviços e os que irão receber neste ano de 2017. Os moradores da Comunidade Quilombola do Buieie, localizada na zona rural, vibraram com a notícia.

Nas etapas anteriores do Programa “Ilumina Viçosa”, realizadas em 2016, o município investiu R$ 1,3 milhão em expansão e melhorias na iluminação pública em diversas ruas e bairros de Viçosa e em áreas da zona rural, somando mais de 45 localidades. Ao todo, o programa prevê investimento de R$ 2,4 milhões, cuja fonte são recursos próprios do município arrecadados por meio da contribuição de iluminação pública.

O prefeito Ângelo Chequer ressalta a importância de devolver à população o valor pago pela contribuição em forma de melhorias que visam o maior conforto e segurança dos moradores de várias comunidades. “O cidadão paga taxa de iluminação, que agora é revertida neste grande investimento de expansão em energia que está sendo feito. O Programa “Ilumina Viçosa” representa o dinheiro voltando para o cidadão com transparência e eficiência. Já beneficiamos muitas comunidades e agora estamos felizes em poder direcionar recursos para áreas periféricas e para a zona rural”, salienta o prefeito.

Para a moradora do bairro Violeira, Maria Helena Lourenço, os investimentos em iluminação pública muda muito a rotina da comunidade. “Com a ampliação da iluminação temos mais segurança para sair e chegar em casa. Estou feliz porque mais pessoas vão receber uma iluminação boa na porta de suas casas”, comentou. As obras do Programa “Ilumina Viçosa” estão sendo realizadas por empresa licitada por meio do Consórcio Intermunicipal Multisetorial do Vale do Piranga – CIMVALPI, do qual o Município faz parte.

O Superintendente de Gestão Pública e Governança, Luciano Piovesan Leme, explica. “Nesta quarta etapa vamos dar continuidade à modernização e ampliação da iluminação pública com o objetivo de proporcionar mais conforto e segurança para moradores da periferia e que o morador do campo terão suas tarefas facilitadas com a chegada da energia. Com o programa a administração municipal quer levar qualidade de vida a toda população”, disse o superintendente.