Programa Jovem de Futuro capacita nova turma

Capacitar 50 jovens e deixá-los aptos a ingressarem no mercado de trabalho, exercendo as mais diversas funções dentro do comércio local é a meta do Programa Jovem de Futuro que inicia nova turma a partir do próximo dia 24, com aulas teóricas na sede do Tiro de Guerra. O programa objetiva a capacitação de adolescentes através de cursos profissionalizantes e prevê a inserção desses jovens no mercado de trabalho, garantindo-lhes experiência por meio de estágios.

A turma é selecionada pelo Setor de Inclusão Produtiva por indicação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelar. O público alvo são jovens com idade entre 14 e 24 anos em situação de vulnerabilidade social, medidas socioeducativas, liberdade assistida e jovens da rede pública de ensino que se enquadram dentro das condicionalidades do programa.
Em recente reunião, o Secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Figueiredo Salgado, e a Reitora da Universidade Federal de Viçosa, Nilda de Fátima Ferreira Soares, reafirmaram a parceria para a capacitação dos jovens. Neste propósito, Monique Eller, diretora da Central Estudantil de Empresas Juniores (CEEMPRE), juntamente com o Diretor de Relações Institucionais da UFV, Alair Ferreira de Freitas, vêm articulando junto com a coordenação do Programa Jovem de Futuro, alternativas de capacitação, profissionalização, palestras e um leque de oportunidades para os jovens participantes do Programa em 2017.

O Coordenador do Setor de Inclusão Produtiva e do Programa Jovem de Futuro, Fabrício Vieira, vê um grande avanço na parceria firmada com a UFV, assegurando que assim será possível trazer toda a tecnologia existente na UFV para o programa Jovem de Futuro.

Outra parceira sempre presente, a Casa do Empresário de Viçosa, mais uma vez abraçou o Programa Jovem de Futuro e tem dado todo o apoio para articular junto aos empresários e buscar alternativas para a inserção dos jovens no mercado de trabalho para que, ao fim do programa, os jovens possam ser encaminhados para o seu primeiro emprego. O Presidente da entidade, Paulo Márcio de Freitas, vem apoiando o Programa Jovem de Futuro desde a sua primeira turma em 2016 e, em diversas reuniões com a Coordenação do programa, mostrou-se um parceiro incansável para ajudar na capacitação dos jovens participantes do programa articulando com os empresários a realização de palestras e mini cursos que serão ministrados na sede da Casa do Empresário.

A equipe do programa Jovem de Futuro é composta por Fabrício Vieira, (Coordenador Geral), Fabiana Ribeiro (Coordenadora Pedagógica) e Alcir Mucci, (Coordenador Colaborador Adjunto). Além da UFV e Casa do Empresário, também são parceiros o Núcleo de Educação de Adultos (NEAd), Agência de Desenvolvimento de Viçosa e Região (ADEVI) e Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CENTEV).

Apresentada ao Prefeito Ângelo Chequer no final de 2014, a ideia foi inspirada na antiga guarda mirim. O programa foi idealizado pelo Professor Tancredo de Almada Cruz, na época Vice-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Viçosa (CMDCA), Presidente da ONG Census e Presidente do Conselho de Administração da ADEVI.