PMV inaugura obras de ampliação da Escola Municipal Pedro Gomide Filho


As obras de ampliação da Escola Municipal Professor Pedro Gomide Filho foram inauguradas na noite da última sexta-feira, 10, com as presenças do Prefeito Ângelo Chequer, do Deputado Estadual, Roberto Andrade, de Secretários Municipais, vereadores e demais assessores municipais, além da direção, professores, funcionários, pais, alunos da escola e membros da comunidade do bairro Santa Clara e adjacências.

O anexo é composto por três salas de aulas; uma sala multimídia; e 4 banheiros, sendo dois adaptados às exigências de acessibilidade, além do pátio pavimentado com bloquetes e área coberta de ligação entre os blocos da escola. Tudo isso, no valor de duzentos e setenta mil, setecentos e sessenta e oito reais e cinquenta e nove centavos. O calçamento do pátio foi realizado pela Secretaria de Obras com a utilização de bloquetes produzidos pelos detentos na fábrica de artefatos de concreto pré-moldado da Prefeitura de Viçosa, instalada dentro do presídio da cidade como parte do projeto “Construindo a Liberdade”.

Antes do pronunciamento das autoridades, alunos da escola fizeram uma alegre apresentação teatral. A seguir, a diretora da escola, Tânia Maria Diogo Pierre, falou da satisfação da comunidade escolar com a obra e ressaltou que, após a construção da escola pelo Prefeito Antônio Chequer, na década de 90, era a primeira vez que o educandário era contemplado com uma obra significativa.

Já a Secretária de Educação, Ana Louricélia Monteiro, enfatizou a importância da estrutura física adequada para que os profissionais da educação possam atender de forma adequada os alunos e aplicar todos os métodos pedagógicos, salientando que estes investimentos são fundamentais para a contínua melhoria da rede municipal de educação.

A seguir, o Superintendente de Gestão Pública e Governança, Luciano Piovesan Leme, lembrou que, o momento era de alegria pela inauguração de uma obra, pelo investimento em educação e chamou a atenção para uma reflexão de que, apesar do período econômico crítico por que passa o País, o Estado e a maioria dos municípios do País, o Município de Viçosa vem agindo de forma diferenciada com a realização de inúmeras e importantes obras, atuando em onze eixos temáticos prioritários e graças ao planejamento estratégico e gerenciamento sério da administração municipal, além de manter os compromissos financeiros em dia, os investimentos estão acontecendo em várias áreas importantes e destacou: “a educação é um dois eixos prioritários da atual gestão e conta com vários investimentos desde a construção de novas unidades, ampliação e reforma de outras e aquisição de equipamentos eletroeletrônicos diversos”.

Piovesan ainda agradeceu o empenho de todos os setores da Prefeitura direta e indiretamente envolvidos com as obras de ampliação da Escola, destacando em especial o IPLAM pela elaboração do projeto, a Procuradoria Geral, Secretaria de Fazenda e a Secretaria de Administração pelos procedimentos burocráticos necessários às obras e enfatizou o importante papel da Diretoria de Manutenção da Secretaria Municipal de Obras, além da importância da fiscalização realizada pela Engenheira Luiza Lopardi no acompanhamento e monitoramento das obras terceirizadas.

Também fizeram uso da palavra, os vereadores Helder Evangelista e Raimundo Guimarães que, na oportunidade, registraram a satisfação de, como representantes do Bairro Santa Clara e adjacências, poderem junto com a comunidade receberem esta tão importante obra, assim como outras obras já realizadas no bairro na atual administração, como pavimentação de diversas ruas, drenagem pluvial, iluminação pública, e lembraram ainda que o bairro receberá em breve uma academia ao ar livre a ser instalada na praça local, conseguida por intermédio do Deputado Roberto Andrade.

Em seguida, o deputado Roberto Andrade, parabenizou a administração e disse que o seu mandato está voltado para Viçosa, e que continuará a propor emendas para bendeficiar cada vez mais o Município e reforçou a importância de obras que priorizem o setor educacional.

Antes do descerramento da placa inaugural, o Prefeito Ângelo Chequer, agradeceu o empenho de todos que trabalharam e contribuíram para a execução da obra e parabenizou a diretora atual Tânia e a ex-diretora Maria das Graças de Oliveira Marques, que administrava a escola no início dos trabalhos. Lembrou, ainda, que o ato da inauguração trazia-lhe boas lembranças, já que a escola foi uma das muitas obras efetivadas por seu pai, Antônio Chequer. Ressaltou que o pai, apesar do pouco tempo de estudo, cursou apenas até a segunda série ginasial no Colégio de Viçosa (hoje, sétima série do ensino fundamental), foi o prefeito que mais construiu escolas no Município em sua época: “por não ter tido tempo de estudar, ele sabia a importância de uma escola para a formação de cidadãos”, acentuou.

Depois, fez um breve histórico de realizações de seu governo, como construção de quatro creches, construção e reforma de escolas, construção de quatro quadras poliesportivas, construção de praças, reformas e construção de postos do Programa Saúde da Família, dentre outras. O Prefeito Ângelo Chequer também destacou a atuação do Vereador Helder Evagelista que muito se dedicou para que estas obras fossem realizadas, além de enfatizar a atuação do Vereador Raimundo Guimarães que é também morador e representante do Bairro Santa Clara.

Ao final de sua fala o Prefeito Ângelo Chequer discorreu um pouco sobre o patrono da escola “Professor Pedro Gomide Filho” e solicitou do Instituto de Planejamento e Meio Ambiente do Município de Viçosa – IPLAM as providências para elaboração do projeto da reforma da parte antiga da escola e da construção da quadra poliesportiva no terreno da Prefeitura anexo à escola: “vou entregar até o final de nosso mandato a escola totalmente reformada e a quadra construída, isto é um compromisso que assumo com os pais, professores, alunos e com a comunidade de Viçosa”, concluiu.

O patrono

Pedro Gomide Filho (Só Pedrinho) nasceu em Viçosa, no dia 16 de abril de 1916. Era filho de Pedro Gomide e de Carlota Val Gomide. Cursou o primário no Grupo Escolar Cel. Antônio da Silva Bernardes e o secundário no Ginásio de Viçosa. Transferiu-se para o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, onde fez o curso complementar. Casou-se, em Viçosa, com Maria José Duarte Pontes, e desse enlace nasceram São eles: Maria Lídia, José Lívio, Pedro Lívio, Márcia Lívia, Almiro Lúcio, Marisa Luzia, Maria das Graças, Marina Lúcia, Maria Lívia, Maria do Carmo, Camilo de Lélis e Guilherme Luiz Augusto.

Voltando a Viçosa, trabalhou no cartório do segundo oficio e de registro de imóveis do Dr. Sebastião da Costa Val. Dedicou-se, a seguir, ao magistério secundário, lecionando Matemática e História, no Ginásio de Viçosa, dirigido, então, pelo Professor Alberto Álvaro Pacheco.

Com o Prof. José Henrique Rodrigues, ministrou cursos preparatórios para os exames de seleção dos vários cursos realizados na Universidade Federal de Viçosa. Pedro Gomide – diga-se de passagem, era também ator e diretor de peças teatrais – tinha conhecimento da Língua Portuguesa e da Matemática, mas suas aulas de História atraíam mais os alunos, transformando a sala em palco para os eventos de outrora, que se faziam reais, na fala do professor.

Em 1957, passou a fazer parte da Diretoria Administrativa do Colégio de Viçosa, como Diretor Secretário, cargo que ocupou até a data de seu falecimento, ocorrido em 10 de maio de 1976, em razão de acidente automobilístico, na estrada de Paula Cândido.