Jacob Lopes de Castro liberada ao trânsito


A Prefeitura de Viçosa concluiu as obras da galeria de águas pluviais da Avenida Jacob Lopes de Castro. Já foram realizados os serviços de pavimentação asfáltica para recomposição do piso no local e liberado o trânsito de veículos da parte interditada, desde a última segunda-feira.

O Superintendente de Gestão pública e Governança, Luciano Piovesan Leme disse que, num primeiro momento, a Prefeitura realizou licitação para contratação de uma empresa especializada em engenharia civil para execução de bueiro em tubo armco, na Avenida Jacob Lopes de Castro, com seção circular de 2,80 mts. de diâmetro e 20 metros de comprimento, incluindo alas de contenção em concreto armado nas cabeceiras, para um sistema de drenagem de águas pluviais, por meio do processo 1155/2016, contrato de execução 158/2016, no valor de R$ 181.462,91 (cento e oitenta e um mil quatrocentos e sessenta e dois reais e noventa e um centavos), cuja empresa vencedora foi a Construtora FerantoLtda/EPP.

Após a realização das obras pela empreiteira, uma parte lateral da via apresentou rachaduras e afundamentos e os engenheiros da Secretaria Municipal de Obras, do IPLAM e do SAAE juntos reuniram-se com a Procuradoria Geral e a Superintendência de Gestão Pública e Governança e após análise do problema decidiram por realizar um estudo laboratorial para verificar as condições de compactação realizadas no local pela empresa, visando detectar as causas do problema apresentado. Para estes estudos de compactação foram necessários o uso de máquinas para escavação do aterro e retirada de amostras de solo no local onde o problema foi detectado, que foram enviadas a laboratório para análise, sendo queos laudos técnicos apontaram má compactação e em função deste serviço mal executado, comprometeu o aterro e uma parte do tubo armco ficou parcialmente danificado.

Detectado o problema, a Secretaria de Obras realizou todos os serviços necessários, inclusive obras no entorno, com a construção de calçadas, escadas de drenagem e galerias para captação de águas pluviais, direcionando estas águas para a galeria, além de possibilitar melhor acessibilidade no local.

A Secretaria Municipal de Obras informou que, concluidos os serviços, já promoveu a limpeza do local e, agora, irá providenciar o plantio de grama na área anexa e nas laterais da obra, para proteger o local de erosão.