Audiência Pública aprova diagnóstico da mobilidade urbana em Viçosa


Inicia-se agora a etapa de coleta de propostas de intervenção para solução dos problemas identificados no diagnóstico

Cidadãos viçosenses e coordenadores do trabalho de construção do Plano de Mobilidade Urbana de Viçosa se reuniram em Audiência Pública na noite desta terça-feira (18), no salão nobre do Centro Administrativo Municipal, para discutir e validar o diagnóstico da mobilidade urbana em Viçosa.

O diagnóstico elaborado a partir de levantamentos de dados colhidos em campo e análise de informações, com o objetivo de identificar os problemas de mobilidade urbana existentes no município, foi apresentado durante a audiência e recebeu propostas de emendas.

Na abertura da Audiência o coordenador dos trabalhos e professor do Departamento de Arquitetura (DAU) e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Ítalo Itamar Caxeiro Stephan, explicou que, antes da Audiência, os seis delegados eleitos durante as reuniões setoriais receberam o diagnóstico em versão preliminar. Eles tiveram 15 dias para analisar o documento, que possui cerca de 300 páginas, para que, durante a Audiência, pudessem aprovar o documento final, que será usado como base para a elaboração das propostas de intervenção do Plano de Mobilidade propriamente dito.

Além dos dados quantitativos, o diagnóstico apresenta uma abordagem dos aspectos qualitativos oriundos da compreensão dos técnicos, dos dirigentes municipais e da sociedade. Portanto, compreende a leitura técnica e a leitura participativa das condições de transporte e mobilidade no município.

A leitura técnica foi apresentada por meio dos tópicos “Caracterização do Município” e “Condições de Mobilidade Urbana do Município”.A leitura participativa consistiu na análise e sistematização das informações coletadas na consulta pública e nas reuniões realizadas com representantes dos setores da sociedade civil organizada.

O levantamento de informações técnicas contém dados relativos às características gerais do município, como características geográficas, demográficas e socioeconômicas e dados de oferta e de demanda dos transportes, como as condições do sistema viário e da sinalização, benfeitorias para pedestres, características e dimensionamento das linhas de transporte coletivo, fluxos de tráfego em eixos viários e em interseções, fluxos de pedestres, entre outros.

Após as discussões, os delegados aprovaram o diagnóstico, com dados acrescentados pelos participantes da Audiência. Com isso, inicia-se a etapa de construção das propostas de intervenção, ou seja, de propor soluções aos problemas identificados com o diagnóstico.

A população poderá continuar participando enviando sugestões por e-mail à equipe coordenadora e aos delegados. Foram estipulados seis subtemas e seus respectivos delegados responsáveis pela coleta dos dados. Abaixo está a tabela com os temas, responsáveis e contato para envio de propostas:

 

SUBTEMAS RESPONSÁVEL CONTATO
Transporte Coletivo Ismall Drummond;

Arlindo Montanha

ismaldrumond@gmail.com;

diskmontanha@gmail.com

Ciclovia e Linha Férrea Jershon Ayres jershon@ufv.br
Acessibilidade e Calçadas Marzinho set.acess.incluspmv@outlook.com
Táxi, Estacionamentos e Sinalização Pedro Henrique Neves;

George Gledson

pedrohpns@gmail.com;

georgegledson@hormail.com

Sistema Viário e Vias Alternativas André Ricardo Silva andrericardovetevicosa@hotmail.com
Comunicação, Informação e Conscientização Juliana Ladeira;

Thuany Araújo

julianaladeirapsi@gmail.com;

planejamentoeprojetosiplam@gmail.com

 

Os viçosenses terão o prazo de 30 dias para enviar suas propostas e em breve serão realizadas novas Audiências para discussão das propostas sugeridas.