16 mil viçosenses devem se vacinar contra Gripe até dia 26 de maio


A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começou nesta segunda-feira (17) em Viçosa. As unidades de saúde que possuem salas de vacinação vão aplicar doses no público-alvo até o dia 26 de maio.

A meta é vacinar 90% do público prioritário, composto por 16 mil pessoas em Viçosa, entre idosos (acima de 60 anos), gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), crianças entre seis meses e menos de 5 anos de idade, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e particular de ensino, povos indígenas aldeados, população privada de liberdade, além dos doentes crônicos, como pessoas com diabetes, asma, bronquite e hipertensão, dentre outros grupos.

De acordo com secretaria de Saúde de Viçosa, a vacina será oferecida até o dia 26 de maio na sala de vacinas da Policlínica, no centro da cidade, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do bairro Nova Viçosa e dos distritos de São José do Triunfo e Cachoeira de Santa Cruz, que possuem salas de vacinas.

Na Policlínica e na UBS de São José do Triunfo as salas de vacinas funcionam todos os dias, das 8h às 16h. Em Cachoeira de Santa Cruz e em Nova Viçosa, as salas de vacinas funcionam somente às terças e quintas, no mesmo horário.

Já no dia 13 de maio, sábado escolhido para a mobilização nacional, todas as 16 UBSs do Município e a Policlínica oferecerão a vacina ao público prioritário.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).